Prémio Nacional de Bioética 2018

A Associação Portuguesa de Bioética (APB) distinguiu o Professor José Carlos Amado Martins com o Prémio Nacional de Bioética 2018. O galardão foi entregue durante as comemorações do Dia Mundial da Bioética.

José Carlos Amado Martins

Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Professor José Martins é mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com dissertação sobre a “Autonomia na doença: estudo das atitudes dos doentes perante os direitos à informação e ao consentimento”. É, ainda, doutorado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, com uma dissertação intitulada “O direito do doente à informação: contextos, práticas, satisfação e ganhos em saúde”.

O presidente da APB, Professor Rui Nunes, salientou que esta é “uma homenagem a um homem que tem dedicado parte da sua vida à temática da bioética”.

“Na área da enfermagem, o Professor José Carlos Amado Martins tem desempenhado um papel excecional, tendo lecionado, por exemplo, a disciplina de “A Pessoa em Cuidados Paliativos e Fim de Vida” no curso de Pós-Licenciatura de Especialização e no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra”, frisou.

“Trata-se de um trabalho que sublinha o quão relevante é os profissionais de Saúde, sobretudo médicos e enfermeiros, serem dotados de ferramentas comunicacionais adequadas para explicar a dimensão da doença”, afirmou o Professor Rui Nunes.